A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho. São “caminhos” de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo a própria empresa onde trabalha. Todos os integrantes de determinado time vão usar dos mesmos princípios éticos profissionais, mesmo que cada um possua valores próprios. Geralmente, esses princípios são reunidos no chamado “Código de Ética Profissional”. Cada profissão tem o seu próprio Código. Há, no entendo, princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões. Como a honestidade e o respeito.
Os códigos de ética tem como objetivo fixar a forma pela qual determinada classe deve conduzir o seu exercício profissional, estabelecendo deveres e valores. Em suma são “normas que servem como padrão de conduta “. Além disso, servem para “nortear” a sociedade sobre o que elas devem esperar e exigir de determinada profissão. Por exemplo, um advogado não pode prejudicar seu cliente, um médico não pode debilitar a saúde de um paciente e um jornalista deve prezar pelo relato da verdade, sem mentir. Vale ressaltar que um código profissional não é uma lista de verificação do certo ou errado, mas sim um guia para auxiliar na tomada de decisão.
A ética no local de trabalho garante um ambiente positivo. Quando o ambiente é organizado por princípios éticos, cria-se uma relação de lealdade e profissionalismo de ambas as partes. O funcionário acredita na transparência e nos processos da empresa, enquanto que a empresa confia no profissionalismo do funcionário. Quando um funcionário é ético e demonstra um bom trabalho, ele tem grandes chances de crescer dentro da empresa. Já as empresas que valorizam os seus funcionários e compreende as suas perspectivas, atingem os seus objetivos e resultados e, além disso, retém talentos interessados em colaborar com o negócio.
Muitas vezes, você já deve ter se perguntado qual a diferença entre ética e moral e, até mesmo, considerar que ambos são sinônimos. Porém, não são. A moral é um conjunto de hábitos e costumes que orienta a vida em sociedade. Enquanto que a ética é o questionamento sobre os valores morais que guiam o comportamento da sociedade. Resumindo, a ética estuda os valores morais de uma sociedade. A moral são princípios orientadores (certo ou errado / correto ou incorreto), enquanto que a ética se refere a regras e ações ou comportamentos específicos. Ainda, a moral varia conforme o tempo e o contexto em que está inserida. No passado, as mulheres não participavam da vida política da sociedade e, portanto, não tinham o direito de votar. Hoje em dia, a situação é diferente.
Abaixo, preparamos algumas dicas para você ter uma postura ética no seu ambiente de trabalho e, por consequência, garantir sucesso na sua carreira. Utilize essas dicas como um guia.
Ter uma postura ética no ambiente de trabalho é um fator-chave para o sucesso profissional. Neste artigo, observamos a importância da ética profissional, conferimos alguns exemplos e mostramos algumas maneiras de desenvolvê-la. Sempre tenha em mente que o seu trabalho vai além do saber técnico, ele passa pela consciência de que ter boas relações e saber lidar com suas emoções é fundamental. Tudo isso, prezando pela ética.